Temporada de treinamentos envolve todos os setores da Usina Estiva

Com o início de mais uma entressafra, os colaboradores da Usina São José da Estiva participam de capacitações e treinamentos que os mantêm sempre atualizados em seus conhecimentos e habilidades para o exercício de tarefas e atribuições. 

Daiane Cristina Zanini, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), explica que os treinamentos seguem a demanda de cada setor e a suas especificidades. “É sempre importante atualizar conhecimentos e práticas, o que torna o trabalho mais seguro e eficiente em todos os setores da empresa”, apontou.

Para os colaboradores que atuam em altura, e em atenção à NR 35 (Norma Regulamentadora), foram 8 horas de reciclagem para quase 100 pessoas. “Esta NR estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade”, detalha.

Em atenção à NR 31.12, que regulamenta a segurança no trabalho em máquinas, equipamentos e implementos, o treinamento de 24 horas envolveu 15 colaboradores da Usina e Filial - operadores de Máquinas Agrícola e de Pá Carregadeira. 

Para cumprimento da NR33, que estabelece os requisitos mínimos e de segurança para realização de trabalhos em Espaço Confinado, foram necessárias 8 horas de treinamento. Participaram 94 colaboradores de diversos setores da Usina.

Com o objetivo de instruir os colaboradores sobre o uso correto e seguro para manipulação de agrotóxicos, aditivos, adjuvantes e produtos afins, a Usina Estiva promoveu treinamento sobre a NR 31.7. Foram 24 horas de treinamento para 30 colaboradores. 

Oferecido para 20 novos brigadistas, este treinamento, que totalizou 24 horas, tem como objetivo preparar os colaboradores que atuam na Brigada para que possam responder de forma rápida, segura e eficiente em situações de risco.

Sempre atenta à qualidade de vida e da saúde de seus colaboradores, a Usina Estiva está promovendo o treinamento ergonômico. O objetivo é permitir que os colaboradores saibam a maneira correta de realização das atividades ocupacionais e da vida diária, de modo a evitar o surgimento de problemas osteomusculares. Cada grupo de colaboradores tem duas horas de treinamento sobre este tema. A primeira fase aplicou os conhecimentos para 108 colaboradores e novas turmas devem receber estas orientações. 

As turmas do Plantio e Entomologia receberam o treinamento sobre os riscos de animais peçonhentos; os cuidados preventivos a serem tomados; uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); atenção para locais com maior potencial para conter animais peçonhentos; a importância de identificar o animal em situação de acidente para levar ao atendimento médico e os primeiros socorros. Foram 52 participantes no treinamento que durou cerca de 90 minutos.

A Equipe de Segurança de Alimentos (ESA) participou de treinamento para aprimorar o conhecimento sobre os requisitos voltados às mudanças das normas ABNT NBR ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade) e ABNT NBR ISO 22000:2019 (Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos).

Comentários ()