Alunos de Borborema visitam Usina Estiva para saber mais sobre a eletricidade

Um grupo de alunos, do 5º ao 8º ano, da Escola SEB Anglo Borborema visitou a Usina São José da Estiva na última quinta-feira, 12 de setembro. A visita faz parte do projeto "Além do muros da escola", promovido pela instituição de ensino para conhecer na prática a teoria aprendida dentro da sala de aula.
Segundo os professores e coordenadores da escola, a visita tinha como objetivo “fomentar a reflexão crítica dos estudantes sobre o uso consciente dos recursos energéticos, incentivando o desenvolvimento de práticas sustentáveis em seu cotidiano”, além de conhecer de perto como a energia elétrica é produzida a partir da cana-de-açúcar, sendo uma fonte de energia totalmente renovável.
A visita começou com a recepção dos alunos no auditório. Lucas Zana, encarregado de Moenda; Marcelo Glad, vigilante líder, da equipe de Segurança Patrimonial, Guilherme Da Mata e Kauan Fugimoto, da equipe de Comunicação e Eventos, apresentaram algumas informações e orientações aos estudantes. Em seguida, um ônibus os levou para conhecer a usina e seu funcionamento. Lucas conta que os alunos passaram por todos os setores, desde a recepção da cana-de- açúcar no PCTS até o final do processo.
“A atenção foi maior nos processos de geração de energia a partir da biomassa, o bagaço da cana. Eles também conheceram o Centro de Operações Industriais (COI) e fizeram várias perguntas sobre a produção de energia. O ponto alto da visita foi a visita ao estoque de bagaço e a construção da nova caldeira de vapor”, conta Lucas.

 

Visita Borborema todos COI.jpeg (231 KB)



Alunos e professores ficaram encantados e, na volta do passeio, falaram sobre o que viram. Heloísa Ribeiro da Silva, conta que achou tudo interessante. “Eu aprendi sobre o processo de produção de energia”, contou.

 

Visita Borborema Heloísa.jpeg (243 KB)



Eros Gusmão disse que a visita foi surpreendente. “Foi muito mais do que esperava descobrir sobre a energia elétrica e me chamou a atenção o jeito que vocês trabalham e todos os cuidados”, disse ele.

Visita Borborema.jpeg (221 KB)

A professora Maria Stela Oliveira agradeceu a oportunidade. “Ficamos gratos e felizes pela acolhida. Nossos alunos certamente tiveram uma experiência fantástica”, apontou.
Da Mata, que organizou a recepção dos alunos, conta que as atividades de visitas são sempre gratificantes para a equipe Estiva. "Receber uma visita é sempre gratificante, e quando essa visita são crianças buscando conhecimento escolar, torna o momento ainda mais especial, principalmente por virem sempre atentos, curiosos e com muita vontade de aprender".

Comentários ()