Alunos do Plugado visitam Usina Estiva

Olhinhos curiosos e muita atenção durante a visita dos alunos do Plugado à Usina Estiva. O grupo conheceu vários processos, incluindo a colheita da cana até a produção na usina de açúcar, etanol e energia.
 
Foi uma manhã de conhecimento e descobertas para os 38 alunos da Turma 2024 do projeto Plugado. Eles são filhos de colaboradores da Usina, que frequentam aulas de informática ao longo do ano. Os primeiros passos no mundo digital são aprendidos em sala de aula, mas a visita à Usina São José da Estiva contextualiza a aplicação do conhecimento na vida profissional destes jovens atentos e muito curiosos.
 
Captura de Tela 2024-07-23 às 09.46.46.png (3.43 MB)
 
A visita começou logo cedo, quando o ônibus da empresa partiu da Assistência, no centro da cidade, para o Departamento Agrícola. Recebidos pelo líder de Produção Agrícola, Gilmar Vieira Júnior, os alunos, acompanhados da professora Vanessa Minari e da pedagoga Ana Cláudia Melhado, foram ver de perto a colheita da cana realizada por máquinas modernas, que possuem computadores de bordo e fazem parte de um amplo sistema de monitoramento. “Muito do que eles aprendem nas aulas do projeto, executamos em nosso dia a dia no COA. É muito gratificante poder ampliar o conhecimento que eles já têm”, afirmou Gilmar.
 
A segunda parada foi juntamente no Centro de Operações Agrícolas (COA), onde todo o trabalho de homens e máquinas é acompanhado. “Estas primeiras paradas já deram aos alunos um panorama importante sobre o quanto a computação está envolvida em tantas atividades”, lembrou Vanessa.
 
Captura de Tela 2024-07-23 às 09.47.06.png (2.31 MB)
 
O grupo seguiu seu passeio direto para a Usina Estiva, onde foram recebidos por Marcus Paulo, encarregado da Destilaria. No auditório, ouviram as primeiras informações e foram conhecer como funciona o Centro de Operações Industriais (COI). Atenção e curiosidade tomaram conta dos pequenos, que fizeram muitas perguntas. Sara Carvalho, de 9 anos, filha do colaborador Dalglis Kleberson Carvalho, que trabalha na Fábrica de Açúcar, e Davi Gila, 9 anos, filho de Luís Gila, da Oficina de Manutenção, lideravam as perguntas. “Estou realmente impressionado com o nível de interesse e interatividade dos alunos”, disse Marcus, agradecendo a oportunidade de estar com as crianças representando a empresa.
 
Captura de Tela 2024-07-23 às 09.47.17.png (2.38 MB)
 
A visita à usina contou ainda com o passeio pelas instalações, feito confortavelmente dentro do ônibus. “Conhecer a Usina de perto e entender como tudo funciona é um dos pontos altos do projeto para os alunos. Agradecemos a Usina Estiva por apoiar o Plugado e abrir suas portas para nós”, afirmou Ana Cláudia.
 
Todas as etapas da visita foram coordenadas pelo analista de Eventos e Comunicação, Guilherme da Mata. Segundo ele, a Usina Estiva procura fazer o seu melhor para bem receber os visitantes e tornar seus momentos na empresa memoráveis. “Queremos ser lembrados no futuro destas crianças, fortalecendo a nossa missão de estimular o crescimento das novas gerações”, finalizou da Mata.
Comentários ()