Equipe Estiva participa de simpósio sobre Tributação e Agronegócio

O setor de Gestão Fiscal/Tributária da Usina São José da Estiva foi representado pelo supervisor Luís Fernando Rossito e pelo encarregado Luís César de Lima no Simpósio Tributação e Agronegócio. Organizado pela InGETA - Instituto de Gestão e Estudos Tributários no Agronegócio, o evento aconteceu em Ribeirão Preto, onde foram apresentados cinco painéis com presenças ilustres do Direito Tributário, tais como Leo Meirelles do Amaral, gerente jurídico da Unica, e Marcos Antônio Matos, professor da ESALQ-USP e diretor responsável pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

O conteúdo proposto debateu sobre os impactos das novas regras tributárias brasileiras sobre toda a cadeia envolvida pelo agronegócio, tais como o novo regramento da Reforma Tributária para o Agronegócio.

“A política tributária brasileira está sofrendo mudanças significativas através da reforma tributária que geram insegurança jurídica em relação ao compliance tributário, obrigações acessórias e gestão dos impostos, portanto, é necessário acompanhar e estudar profundamente seus principais impactos para os produtores rurais, pessoa jurídica e física, especialmente no setor sucroenergético e no agronegócio”, disse César.

Segundo Rossito, trata-se de um evento muito importante para o setor sucroenergético e do agronegócio como um todo, com a participação de renomados advogados, contadores, consultores e influentes do setor, além de uma seleta plateia, onde foram abordados assuntos da reforma tributária, que trará profundas modificações no sistema tributário. “Nossa maior preocupação é minimizar um possível aumento de carga tributária, seja na correta interpretação e apuração dos tributos, seja na recuperação de créditos até então registrados. Por isso, devemos permanecer sempre atentos às oportunidades que se apresentam, nos atualizando, trocando ideias e experiências, buscando sempre o melhor para a Usina Estiva”, afirmou Rossito.

No encerramento do seminário, foram prestadas homenagens ao advogado e professor, especialista em Direito Tributário, Fábio Pallaretti Calcini, através do lançamento do livro ICMS e o Agronegócio. A obra teve organização jurídico-literária pelos advogados Gabriel Hercos da Cunha, Liliane Bertelli Imura Cisotto, Rafael Garabed Moumdjian, Renato Teixeira Mendes Vieira e Thales Saldanha Falek, todos integrantes do InGETA.

Comentários ()


Houve um erro no carregamento da página. Estamos trabalhando para soluciona-lo.[1]