Oito das 13 plantadoras da Usina São José da Estiva foram customizadas e permitem agora a escolha do adubo, sólido ou líquido, utilizado na hora do plantio. A mudança foi feita pela equipe da Oficina Automotiva, sob orientação da empresa Alagro, fornecedora dos equipamentos instalados nas máquinas.
Segundo Oudelso Val Júnior, gerente de Área de Manutenção Automotiva, as máquinas receberam o apelido de “plantadoras flex” justamente por flexibilizarem a escolha do tipo de adubo, o que permite redução de custos na operação. “Também é possível definir a quantidade de cana no sulco e a dosagem de adubos e defensivos, o que garante precisão na tarefa, que antes era manual”, explica Oudelso.
Outra alteração importante nas plantadoras, foi a instalação de um sistema hidráulico para as tampas laterais. “Com isso, dispensamos o uso de um Munck para esta operação, realizada quando trocamos de fazenda, o que nos dá um ganho de até um dia de plantio por operadora”, comemora.
Para o gerente de Área Agrícola, Clézio Menandro, “a flexibilidade do equipamento permite economia e autonomia, especialmente quando há altas de preços ou escassez dos insumos”.
Comentários ()