Semana leva informações sobre alergia alimentar

Durante uma semana, o tema foi abordado no Restaurante da Usina Estiva. Informações e explicações ampliaram o conhecimento sobre produtos potencialmente alergênicos e como podem impactar na cadeia de produção de alimentos.

De 20 a 24 de maio, colaboradores da Usina São José da Estiva participaram da Semana Nacional de Conscientização Sobre Alergia Alimentar realizada no Refeitório da empresa. Com o apoio da Sapore e dos setores de Medicina do Trabalho e Comunicação e Eventos, a equipe de Sistema de Gestão Integrado (SGI), apresentou diversos conteúdos. O objetivo era o de informar sobre alimentos que podem provocar alergias, reações e sintomas e possíveis tratamentos. Outro ponto importante foram as informações sobre os riscos da chamada contaminação cruzada, quando resíduos de alimentos alergênicos podem entrar em contato com outros, como o açúcar, por exemplo, e provocar efeitos colaterais graves no consumidor.

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Além de material impresso, disposto nas mesas do restaurante, a equipe montou uma mesa com exemplos de alguns alimentos, como amendoim, soja, aveia e trigo, entre outros, enquanto ia explicando pessoalmente a cada colaborador, inclusive os terceirizados.

Ao término da semana, uma pesquisa avaliou o impacto das informações divulgadas. Apenas 4% do público alcançado conheciam o tema, 67% conheciam parcialmente e 29% não conheciam. “Consideramos que a Semana alcançou seu objetivo de forma satisfatória. Houve interesse por parte dos colaboradores em participar e levar este conteúdo também para seus familiares”, apontou Carla Ramos de Melo, encarregada de SGI.

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Apresentado de forma lúdica, com intervenções do enfermeiro Júlio Gonçalves e de Neide Machado da Silva, supervisora de Operações da Sapore, além da equipe SGI, composta por composta por Carla Melo, Ariadne Ornaghi, Jéssica Chinelatto, Jéssica Crepaldi e Sávio Andrade, o conteúdo contribuiu para o aprendizado dos entrevistados. Segundo a pesquisa, 57% dos entrevistados disseram ter entendido totalmente o conteúdo. Para 96% dos ouvidos, a Semana foi útil para conhecer o que são alimentos alergênicos e os impactos da saúde e no bem-estar de todos.

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