Um vazamento de etanol no setor de carregamento coloca em risco a segurança dos colaboradores da Usina São José da Estiva. Este era o cenário de uma ocorrência fictícia, mas que reunia todos os ingredientes de uma situação real, exigindo pronta resposta da equipe de Segurança e dos brigadistas da indústria e Florestal.
Manoel Gandini, técnico de Segurança do Trabalho, explica que a realização de simulados tem como principal objetivo treinar todos os envolvidos, especialmente os brigadistas e equipe de Segurança Patrimonial e do Trabalho, para possíveis situações reais. “Os simulados testam nossa capacidade de reação e ação”, apontou.
Segundo Manoel, a Brigada Florestal foi acionada, pois há uma área de preservação ao lado do setor atingido e era necessário prevenir que o fogo se espalhasse. Todos os envolvidos se saíram bem na simulação, e pequenas falhas registradas devem ser trabalhadas e corrigidas. “Mais uma vez os brigadistas foram rápidos no apoio, sempre de prontidão, lembrando que nosso trabalho leva em conta o bem-estar do colaborador, a segurança e valorização do patrimônio e a preservação do meio ambiente”, destacou Manoel.
Paulo Rogério Sanches, motorista de caminhão bombeiro, destaca que os simulados são importantes par a segurança de todos. “Devemos ter cuidado e aprender mais a cada simulado para prevenir e saber agir em caso de uma ocorrência real, com agilidade e prontidão”, afirmou.
Valdir Brito, líder de Laboratório, lembra que os simulados ajudam no aperfeiçoamento de todos. “A peça fundamental em casos reais é o brigadista, por isso é tão importante treinar e capacitar, buscando a preservação do patrimônio da empresa, do meio ambiente e da vida do colaborador”, finalizou.
Comentários ()