Após auditorias, a empresa foi contemplada com a indicação à Certificação, mais uma garantia da qualidade e segurança do açúcar produzido na Usina Estiva.
A Usina São José da Estiva recebeu a Recomendação da Certificação FSSC 22000 - versão 5.1 –Sistema de Certificação de Segurança de Alimentos, como resultado da auditoria que ocorreu nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2023, realizada pelo auditor Marcelo Manfre, do Organismo Certificador DNV.
A meta para a Certificação foi definida em novembro de 2022 e o primeiro passo foi o Diagnóstico, realizado pela empresa de Consultoria AllQuality, onde se verificou o que a Usina Estiva precisaria investir e empenhar para atender os Requisitos do Sistema de Certificação FSSC 22000.
De acordo com a equipe que atuou no processo, todos os apontamentos foram bem aceitos pela diretoria, que não mediu esforços e investimentos para que a empresa ficasse totalmente de acordo com o que determina a Certificação.
Todo o investimento realizado no decorrer de um ano -entre eles adequações dos setores, compra de novos equipamentos e treinamentos intensivos -, foi acompanhado pelos colaboradores da Usina e a conquista da recomendação foi recebida com entusiasmo por todos. Confira o que pensam os colaboradores sobre este marco na história da Usina Estiva.
“Fazer parte do processo nos permitiu ver que a empresa está empenhada na busca pela melhoria contínua. Isto a torna mais competitiva e agrega mais sustentabilidade, qualidade e segurança de alimentos na produção do açúcar”. Pedro Henrique de Faria Nogueira Lourenço, supervisor de Planejamento Agronômico.
“Para mim foi um sentimento de dever cumprido, de reconhecimento pelo trabalho e esforço de todos. Mais uma prova de que quando uma equipe trabalha junto, o resultado vem”. Patrícia Maciano do Prado, operadora de Fabricação.
“A conquista da FSSC 22000 resulta em crescimento pessoal e profissional. É também a confirmação de que a Qualidade e a Segurança do Alimento andam de mãos dadas e agradeço o empenho de toda a equipe SGQSA (Sistema de Gestão de Qualidade e Segurança de Alimentos) pelos conhecimentos compartilhados”. Daniela Alves Gonzaga Silva Portes, encarregada de Laboratórios.
“Foi possível acompanhar toda evolução e comprometimento de todos. Mudanças estruturais e de comportamento foram necessárias e me sinto realizada por ter participado dessa conquista”. Daiane Zanini, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional.
“Foi muita dedicação e aprendizado, buscando sempre sabedoria para desenvolver um trabalho com ótimos resultados, juntamente com a equipe. Estaremos sempre buscando o melhor”. Jackeline Detomini, assistente de Serviço de Apoio.
“É um sentimento de dever cumprido alcançar a recomendação da Certificação FSSC 22000, testemunho de que os colaboradores da empresa são comprometidos com a Segurança do Alimento, Qualidade e integridade do Açúcar produzido”. Renato Lemos Rocha, técnico de Produção Industrial.
“O desafio da Certificação moveu rapidamente as equipes num objetivo comum e pudemos ver o poder de transformação, da entrega e da motivação. Foi surreal ver a transformação do setor em curto espaço de tempo e temos a sensação de dever cumprido”. Alessandro Lima Silva, encarregado de Fabricação de Açúcar.
“Foi gratificante ouvir que fomos indicados à Certificação FSSC 22000. Foi o reconhecimento do trabalho árduo, durante meses. Aproveito para agradecer a toda equipe do ensaque pelo apoio e dedicação”. Ricardo José Fernandes, encarregado de Ensaque e Armazenamento.
“Cheguei em agosto de 2023 para dar continuidade ao processo de Certificação e vi que as sementes já haviam sido plantadas em terra fértil e seguiam bem regadas. A conquista da Certificação deve ser mantida com o mesmo comprometimento de todos. Agradeço à minha equipe, Ariadne Ornaghi, Jéssica Chinelatto, Jéssica Crepaldi e Sávio Andrade, e a todos os setores envolvidos neste processo, nos sentimos extremamente felizes e motivados a nos dedicar cada vez mais na busca de atingir e manter as metas da estipuladas pela empresa”. Carla Ramos de Melo, encarregada de SGI.
“Além da melhoria da cultura voltada à Segurança de Alimentos por parte dos nossos colaboradores, esta Certificação abrirá portas importantes no mercado, permitindo à Usina Estiva acessar grandes clientes, que não atendíamos anteriormente. Nossos sinceros agradecimentos a todos que fizeram parte deste processo, que culminou nesta Certificação. Será mais um legado que deixaremos na empresa”. Marco Antonio Cardoso de Toledo, gerente de Divisão Industrial.
Comentários ()