O projeto “Formando Cidadãos”, que oferece aulas de vôlei de areia para a crianças e adolescentes de 8 a 14 anos, tem o objetivo de contribuir para a diminuir a desigualdade social, utilizando o esporte como uma ferramenta de transformação nas vidas dessas pessoas e seus familiares. O clube Recreativo São José da Estiva é sede de um dos polos do projeto e realizou no dia 01 de agosto a entrega dos uniformes a todos os alunos inscritos. A iniciativa é patrocinada pela Usina São José da Estiva através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e idealizado/administrado pelo Instituto Life.
O evento contou com a participação do ex-jogador de vôlei, Luccas Lima, também um dos idealizadores do projeto “Formando Cidadãos” em parceria com Max Jeferson, também ex-jogador de vôlei, do Presidente do Clube, Guilherme Coelho Damata, do Encarregado de Contabilidade, Marcio Pedro e dos professores do projeto, Lucas Abib de Souza e Roxane Rinaldo.
Luccas lembra que a modalidade esportiva é apenas o meio que o projeto usa para a formação de cidadãos cônscios de seus deveres e direitos. “O esporte é a maior ferramenta de transformação e através do vôlei passamos conceitos para a formação destes jovens, tais como disciplina, educação, tolerância, entre outros”, afirmou.
A expectativa de Luccas é tornar o projeto perene, para que mais vidas possam ser impactadas com os benefícios que ele pode trazer. “A formação do cidadão, atrelada ao esporte, contribui para que eles estejam preparados para o futuro e para o mercado de trabalho”, finalizou.
Márcio Pedro, encarregado de contabilidade da Usina Estiva, esteve presente para prestigiar o evento e enalteceu a ação do projeto. “Grato pela colaboração da Usina Estiva e pela oportunidade de estar aqui nesse momento tão importante. É muito gratificante acompanhar esses jovens que, através do esporte, tem a oportunidade de buscarem novos e melhores objetivos para a vida. Já tive muita experiencia com o esporte e sei o quanto projetos dessa magnitude são essenciais em nossa formação como cidadãos”, completou.
O Presidente do Clube Recreativo da Usina Estiva, Guilherme Da Mata, reforçou que os pilares do projeto “Formando Cidadãos” transcendem as quadras e vão além da atividade física. “Nossos alunos também aprendem valores fundamentais, de impacto duradouro em suas vidas cotidianas e futuras carreiras, como: disciplina, perseverança, respeito e trabalho em equipe. Ações como a de hoje promovem e reforçam a igualdade, o foco e a inclusão, ao mesmo tempo que facilita as decisões diárias e a criação de um senso de comunidade”, concluiu.
Comentários ()