Depois de um intervalo de três anos, os alunos do Projeto Plugado retomaram as visitas à Usina São José da Estiva. O grupo era formado por 48 alunos, além da professora de Informática, Vanessa Minari, e da pedagoga Ana Cláudia Melhado.
A visita começou no campo, onde Eliandro Bertossi, encarregado de Motomecanização, mostrou ao grupo as estruturas e máquinas usadas na linha de plantio e colheita.
“É importante passar o conhecimento do nosso dia a dia e a nossa experiência para eles, mostrando como é o plantio, o que eles gostaram muito. Foi emocionante”, disse Eliandro.
Na Usina Estiva, foram recebidos pelos analistas de Comunicação Guilherme Da Mata e Thomaz Jannuzzi, que apresentaram o vídeo institucional da empresa, e por Ricardo Fernandes, encarregado de Ensaque e Armazenagem, que levou o grupo para conhecer vários setores onde aprenderam mais sobre como a tecnologia tem um papel fundamental nos processos de produção. É uma experiência única mostrar um pouco do que a Usina realiza, como ela transforma a cana em etanol, açúcar e energia. É satisfatório ver o interesse das crianças nestes assuntos”, afirmou.
Ana Cláudia lembrou o quanto a visita à Estiva empolga os alunos. “É sempre muito bom, as crianças esperam pela visita que proporciona esta integração das crianças com o local de trabalho dos pais e demonstra que o que eles aprendem é importante para seu desenvolvimento na escola e na futura profissão”, disse Ana.
A professora Vanessa também destacou a ponte que a visita faz entre o que as crianças veem no projeto e o que é utilizado no ambiente de trabalho. “Foi muito importante para o aprendizado no projeto e na escola. Muito válido e importante, pois boa parte dos nossos alunos hoje são colaboradores na empresa”, apontou.
A visita também foi de surpresas felizes para alguns alunos, que encontraram seus pais durante o horário de trabalho.
Lucas Mendes Miranda, 10 anos
Pai: Anderson Miranda - Ensaque
“Fiquei realmente feliz por encontrar meu pai e a parte que mais gostei foi o filme. Gostei de conhecer mais da história da Usina”.
Isabelly Soares de Lima, 9 anos
Pai: Edilson de Lima – Líder de Produção Agrícola
“Foi muito legal encontrar meu pai e a visita foi maravilhosa”.
Luisa Rabachin da Silva, 9 anos.
Pai: Ricardo Alves da Silva – Elétrica
“Foi tudo muito legal e gostei de ver a montanha de cana. Encontrei meu pai e foi muito emocionante. Fiquei muito feliz”.
Maria Júlia Mariano Lopes, 10 anos.
Padastro: Bruno Rafael Pereira Mendes - Transbordo
Avô: Eliandro Bertossi – Motomecanização
“Gostei muito de visitar a usina, conhecer as máquinas, ver meu avô e ouvir o que ele tinha para explicar sobre o trabalho dele”.
Rayssa Lotto Soares, 9 anos
Pai: Wagner José Soares – Posto de Abastecimento
“Gostei muito da parte que falou sobre o açúcar, porque é muito legal ver como é feito”.
Criado há vinte anos, o Plugado atende crianças de 9 a 11 anos, filhos de colaboradores da Usina Estiva. “Este ano a formatura será especial para celebrarmos estes 20 anos do projeto. Sabemos o quanto ele é transformados para a vida destas crianças e isto nos deixa muito felizes”, revelou Ana Cláudia.
Comentários ()