A Usina São José da Estiva, através do setor de Segurança do Trabalho e com o apoio da Diretoria, Recursos Humanos, Comunicação e Eventos, Medicina do Trabalho e CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, está realizando o Programa “Liderança Visível”. O objetivo do programa é reforçar a cultura da prevenção aos acidentes de trabalho, tornar o ambiente laboral mais seguro, com mais qualidade de vida para todos. “O principal ponto deste programa é o de estabelecer entre os colaboradores que observam as normas e regras de segurança traz benefícios a todos. Além disso, vamos premiar o mérito de quem segue o que preconizamos e reforçamos sempre”, aponta José Luis Passoni, engenheiro de Segurança do Trabalho da Usina Estiva. O engenheiro se refere ao sorteio de prêmios mensais, vários itens que totalizam o valor de R$ 2 mil reais, que serão sorteados entre os colaboradores dos setores com melhor avaliação de segurança, conforme diretrizes, normas e orientações adotadas e aplicadas pela empresa. “O sorteio de prêmios é um reconhecimento aos esforços de quem sempre está atento e evita acidentes”, aponta. Ricardo Ribeiro da Silva, gerente de Área Produção e presidente da CIPA.
O Programa é pautado em cinco pilares, Diálogo Diário de Segurança – DDS, Inspeção Organização e Descarte, Inspeção de Segurança Direcionada, Repórter de Intervenção e o não registro de acidente no setor dentro do mês.
Dentre as várias atividades que o programa contém, estão orientações e reforços sobre a análise e identificação de possíveis riscos. “Reforçamos com todos os colaboradores os detalhes da APR (Análise Preliminar de Riscos) e como fazer a correta identificação dos possíveis pontos de perigo e riscos”, explica José Passoni e Ricardo Ribeiro da Silva.
Primeiro sorteio premia colaboradores
O engajamento de todos os colaboradores no primeiro mês do projeto “Liderança Visível” já surtiu efeitos e rendeu prêmios. Todos os setores que cumpriram as diretrizes da campanha, participaram do sorteio, realizado no dia 07 de dezembro. Para o gerente de Área de Produção, Ricardo Ribeiro da Silva, o principal objetivo vem sendo alcançado, o de prevenir acidentes através do envolvimento de todos os colaboradores da área industrial. No primeiro mês de entressafra foi possível observar a redução no total de números de acidentes, comparado com o primeiro mês das últimas três entressafras. “Isso mostra que estamos no caminho certo, porém com grandes desafios até março de 2022, quando termina o ano safra. Todos os setores da indústria estão demonstrando uma evolução considerável agora no segundo mês do projeto e esse envolvimento de todos é fundamental para que possamos ter uma operação segura, sempre buscando eliminar situações que possam gerar acidentes pessoais e materiais”, afirmou Ricardo.
A avaliação de Ricardo é compartilhada pelo engenheiro de Segurança do Trabalho, José Luis Passoni. “Estamos evoluindo no conceito mais importante do projeto, o de evitar acidentes e proteger a saúde e a integridade física dos nossos colaboradores”, afirmou Zequinha.
Os ganhadores do primeiro sorteio receberam os prêmios em cerimônia realizada no Auditório da Usina, que contou com a participação dos gerentes de RH, Bruno Damascena; de Produção, Ricardo Ribeiro Silva; de Controle de Processos, Luiz Chiari; da Divisão Industrial, e Marco Antonio Cardoso de Toledo; de Produção Industrial.
Comentários ()