O lavador automotivo, no setor Agrícola, passou por ampla reforma nos últimos três meses. Seguindo as normas e diretrizes ambientais e de segurança, a reforma incluiu a ampliação dos sistemas de captação e separação de água, areia e óleo – com a instalação da caixa SAO -, e outras melhorias importantes, como a instalação de chuveiro para lavar os olhos.
Outra novidade é a instalação de uma plataforma para facilitar o acesso do colaborador às partes mais altas dos veículos. “Aqui lavamos toda a frota, desde os veículos pequenos até caminhões e colhedoras e é preciso alcançar o topo com segurança”, diz Oudelso.
Após a reforma, a terceira rampa passou a funcionar também, o que agilizou o atendimento. “O Lavador funciona 24 horas e conseguimos suprir a demanda de toda a Usina”, aponta Diego Silva, analista de Manutenção Automotiva.
SAO, como funciona
A caixa SAO trouxe mais eficiência para a destinação correta dos resíduos da lavagem de veículos. Oudelso Val Júnior, gerente de Área de Manutenção Automotiva, explica que o Lavador tem mais eficiência na coleta destes resíduos. “Ampliamos a capacidade de coletar a água da lavagem dos veículos, que escorre por canaletas próprias, junto com areia e óleo”, aponta.
Na primeira etapa é a areia que fica retida. O restante escorre para a caixa propriamente e começa o trabalho de purificação usando apenas a gravidade. “Como o óleo é mais leve do que a água, vai ficando nas primeiras fases e, ao final, a água sai limpa. A areia segue para o aterro sanitário e o óleo é sugado por bomba, acondicionado em tambores e enviado para uma empresa que faz o tratamento e descarte adequados”, explica Diego Silva, Analista de Manutenção Automotiva.
Segundo Oudelso e Diego, o termômetro da eficiência do processo, que tem capacidade para 12 metros cúbicos, é a pureza da água que resta do processo. “A presença de pequenas partículas na última fase indica que a caixa está saturada e é preciso fazer a limpeza”, informam.
Comentários ()