A união de esforços e conhecimentos mostrou-se, mais uma vez, ser o caminho mais acertado para alcançar resultados extraordinários. A equipe Automotiva da Usina Estiva estava às voltas com um guincho automotriz hidráulico muito antigo, chamado de Canarinho por sua cor amarela. Desativado por suas deficiências – seja operacional ou de segurança -, a recuperação do equipamento não se mostrava uma tarefa simples. “Desistimos de enviar para o conserto por conta do alto custo dos componentes e da dificuldade de encontrar tais peças”, conta Oudelso Val Júnior, gerente de Área de Manutenção Automotiva.
Foi aí que, a partir de uma conversa com a equipe, o grupo decidiu fazer uma força tarefa interna, um desafio de colocar o Canarinho novamente em operação.
Foi necessário paciência e criatividade para adaptar e melhorar motor, câmbio; diferencial; eixos; hidráulico e freios – todos de fabricação nacional e de fácil manutenção. “Todas as áreas contribuíram e, após seis meses de trabalho, o guincho está pronto, funcionamento plenamente e dentro de todas as exigências de segurança”, diz Oudelso.
A maior vantagem do Canarinho é que ele executa o mesmo serviço de dois guinchos tipo Munck, o que representa uma economia significativa e maior facilidade de locomoção e realização do trabalho.
“Agradecemos todas as pessoas que, direta ou indiretamente, nos ajudaram neste trabalho, especialmente ao Claudio Donizete Faustino Rosa e Aderson Martins Correia (Guincho ) e Tiago Cavalini ( Moto Bomba ). Esses ficaram o tempo todo nos projetos”, finalizou Oudelso.
Nada se perde, tudo se transforma
O motor do Canarinho – fraco e aparentemente sem utilidade -, foi ajustado, recebeu uma bomba de água e passou ser usado para oxigenar o lago dos peixes, trabalho que antes era feito por um moto bomba da Vinhaça. A adaptação foi feita com a ajuda da equipe do Edgar Tsunoda, gerente de área de Manutenção e Utilidades.
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